Programas de lealdade que realmente funcionam
Os programas de lealdade são cada vez mais populares, mas nem sempre a sua eficácia pode ser medida em pouco tempo. Segundo pesquisa da empresa de consultoria McKinsey, num primeiro momento, o investimento muitas vezes não reverte em maior receita e rentabilidade. Em contrapartida, mesmo que não tenha gerado imediatamente aumento no tamanho da cesta de compras, as empresas que implantaram esses programas registraram um maior valor de mercado.
Mas qual é a melhor estratégia para alcançar no menor tempo possível esses objetivos – receita, rentabilidade e valor da marca? Para os analistas, empresas com programas de lealdade bem-sucedidos possuem pontos em comum. Veja quais são eles:
Transformam a lealdade em uma experiência completa
A cafeteria Starbucks gerou lealdade ao transformar a simples experiência de tomar um café, e também transformou a experiência de compra ao integrar o pagamento móvel, oferecendo mais comodidade ao cliente.
Analisam os dados dos clientes
A bandeira de cartão de crédito Target REDCard combina lealdade a um programa de desconto agressivo – 5% no ponto de venda – dirigido a consumidores de maior valor, como futuras mães, identificadas a partir da análise da base de clientes.
Fazem parcerias
A cadeia de lojas britânica Sainsbury inovou ao firmar uma parceria com a cooperativa Nectar, que permite aos clientes ganharem recompensas em diversos varejistas não concorrentes da marca, aumentando a oferta de valor para seus clientes, e coletando mais dados.
Resolvem os problemas dos clientes
Uma grande dor de cabeça para a varejista online Amazon sempre foi a demora na entrega dos produtos. O programa Prime, mediante uma taxa anual, garante entrega grátis aos clientes em dois dias e, além disso, oferece uma base de dados para seus fornecedores.
Maximizam a diferença entre valor percebido e custo real
O programa de lealdade da rede de hotéis Starwood oferece recompensas para viagens de lazer como diárias gratuitas, upgrades, check-in flexível e Internet, com alto valor para seus clientes, mas pouco custo para a empresa.
Reinvestem nos clientes mais rentáveis
Ao contrário dos programas de lealdade da maioria das empresas aéreas, que premiam por milhas voadas, a Southwest Airlines recompensa seus clientes com base no preço do bilhete adquirido, melhorando a rentabilidade.
Saiba como atrair mais clientes com uma estratégia de lealdade 3.0.