As cinco melhores abordagens para transformar o cliente em fã
O sonho de todo líder de negócios e de marketing é contar com uma legião de fãs de sua marca, mas essa não é uma tarefa fácil e envolve muito esforço e estratégia. Então qual é a melhor forma de interagir com o cliente, como o envolver até que ele se torne um fã? Confira as dicas abaixo e comece a contabilizar os lucros.
1 – Ame o seu cliente
Faça com que toda a sua empresa seja “apaixonada” pelo cliente e com que essa paixão seja sentida por todos, em todos os canais de contato. Com tantas opções, certamente o consumidor escolherá a empresa que o trata como um rei.
2 – Atenda as expectativas dos clientes
Se o seu cliente não tiver as suas expectativas atendidas, ele vai reclamar, vai comentar com os amigos e, principalmente, não irá retornar à sua loja. Mas não basta implantar regras e políticas para atenuar a insatisfação, já que um cliente simplesmente satisfeito não significa que ele seja um fã da sua marca.
3 – Supere as expectativas dos clientes
Quando os clientes recebem um serviço além de suas expectativas, eles compartilham essa experiência com os amigos, voltam constantemente e se tornam fãs da marca. Podem até se sentir culpados quando visitam um concorrente. Líderes de negócio bem-sucedidos entendem bem essa necessidade, e oferecem excelentes preços, interação pessoal, entrega no prazo, serviços extras gratuitos, suporte ao cliente… Enfim, surpreendem o cliente e o tornam fã da marca.
4 – Engaje seus clientes no negócio
Trate seu cliente como um parceiro e, sempre que possível, o faça tomar parte no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Isso fará com que eles se sintam parte da empresa.
5 – Mantenha a qualidade do atendimento ao cliente
O seu objetivo, certamente, é fazer com que a sua empresa cresça. Mas você não pode perder o controle sobre a qualidade do atendimento ao cliente. Desde o início você deve contar com colaboradores que acreditem na missão da sua empresa, que vejam os clientes como parceiros e que tenham flexibilidade e perspicácia para entender as suas dores.