A chave de um bom programa de lealdade é o relacionamento
Oferecer descontos não é mais suficiente para manter a eficácia do seu programa de lealdade. Em época de compartilhamento, redes sociais, enfim, interação total, o seu cliente quer se engajar com a marca e valoriza o relacionamento. E os especialistas já estão atentos a esse novo cenário.
Chegamos a uma nova fase da lealdade do cliente, que desejam experiências únicas, atraentes e personalizadas e, com o uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis, o mix se tornou bem mais complexo. Por isso, os varejistas devem ter um novo olhar, avaliando o engajamento do cliente em todos os canais, entregando valor para que ele mantenha sua lealdade. É preciso ter uma abordagem que englobe todos os canais de contato, o chamado omnichannel, ampliando o alcance das estratégias de marketing.
Caso o seu foco esteja apenas nas transações, você estará perdendo uma grande oportunidade de usar o seu programa de lealdade como uma forma de estabelecer uma conexão emocional com a marca.
Para isso, é preciso ter a capacidade de coletar e analisar os dados provenientes dos diversos dispositivos, atendendo ao desejo do cliente de ser reconhecido e premiado de acordo com as suas preferências pessoais. E, principalmente, querem ser únicos, com acesso especial a produtos e experiências em troca de sua lealdade, o que requer um mix de personalização, exclusividade e engajamento omnichannel.
Veja abaixo algumas orientações para melhorar o relacionamento com seus clientes:
- Identifique suas metas
- Analise programas e estratégias de concorrentes
- Entenda as expectativas do seu cliente
- Acabe com os silos internos
- Encontre parceiros para contribuir na implantação e gerenciamento do programa de lealdade
- Escute os seus clientes
- Revise e personalize seu programa
A Loyalty Sci conta com inovadoras ferramentas e especialistas capazes de gerar conhecimento e relacionamentos mais rentáveis e leais, com modelos analíticos para segmentação, valor de ciclo de vida e cálculos de alcance, frequência e financeiros (RFM). Saiba como entregar valor para seus clientes.