Cinco razões essenciais para ter um programa de lealdade da sua marca
Vender para clientes frequentes é muito mais fácil do que conquistar novos clientes. Mas como fazer com que esse cliente frequente se torne um cliente leal? O programa de lealdade é uma ótima ferramenta para essa retenção, já que permite a você:
Fortalecer a experiência positiva do cliente
Segundo pesquisa da Forbes, 79% dos clientes on-line trocam de loja se na primeira semana a sua experiência não for satisfatória. No início desse relacionamento, nem tudo tem a ver com o suporte ao cliente. É preciso ir além e mostrar como a empresa valoriza o fato dele estar comprando na sua loja. E o programa de lealdade é uma boa oportunidade de criar um sentimento de reciprocidade – você me faz um favor comprando na minha loja e eu te faço um favor oferecendo um prêmio – que pode se tornar uma ação contínua.
Mostrar ao cliente que vale a pena voltar na sua loja
Atualmente, não é mais suficiente oferecer descontos – 76% dos clientes esperam algum tipo de reconhecimento além do monetário, com uma experiência de compra mais fácil, rápida e personalizada. Na verdade, os verdadeiros clientes não querem somente comprar, eles querem fazer parte da história da marca.
Incentivar as referências de clientes
Se o seu programa de lealdade premia seus clientes quando eles fazem referências de seus produtos aos seus amigos, com certeza eles compartilharão indicações com mais empenho. O sistema mais comum é um mecanismo de recompensa dupla, que premia tanto quem faz a referência quanto quem compra com base nessa indicação.
Construir uma base de opiniões
Estudo da Forbes indica que 81% dos consumidores pesquisam produtos, comparam preços e conferem as opiniões publicadas antes de efetuarem suas compras. O seu programa de lealdade pode premiar os clientes que deixem sua opinião sobre os produtos ou que usem determinadas hashtags quando publicam fotos nas redes sociais.
Maximizar o cliente que é advogado da marca
Tenha certeza de que você não conseguirá manter seus clientes apenas oferecendo descontos e vantagens. Na verdade, 77% dos programas de lealdade baseados somente em transações falham nos primeiros dois anos. A solução é investir nos melhores clientes, que correspondem a 20% do total e geram 70% a mais de lucro ao longo do tempo, os engajando cada vez mais com a sua marca.