Com uma boa estratégia de marketing, os programas de lealdade realmente funcionam?
Pesquisas indicam que cada vez mais as pessoas estão aderindo a programas de lealdade, mas, infelizmente, isso não significa que estejam se tornando leais à marca. Basicamente, os programas de lealdade têm como objetivo ampliar as vendas e também coletar mais dados sobre os clientes. Com essas informações, é possível implantar um plano de marketing voltado para os produtos mais rentáveis e procurados e ao mesmo tempo identificar qual a melhor forma de premiação.
Mas claro que existem desafios e você deve estar atento a mudanças no cenário, adaptando sua estratégia de marketing, conforme vai identificando quais incentivos e serviços são os preferidos entre seus clientes. Caso contrário, seu programa de lealdade pode cair no esquecimento.
Lembre-se que mesmo os seus melhores clientes podem tornar-se ainda melhores, mas, para isso, você deve oferecer uma experiência completa e única, com programas diferenciados que atendam a todas as suas demandas, desde a forma como ele quer ser contactado até ofertas personalizadas.
Analise os dados coletados em todos os pontos de contato e os use para conhecer melhor o seu mercado, em quais segmentos sua presença é mais eficaz, identificando os melhores clientes e também os pontos fortes e fracos de seu programa, aprimorando a experiência.
E, claro, mostre que o valor entregue pelo seu programa de lealdade é muito maior do que o seu custo.
O seu programa de lealdade pode ser uma importante ferramenta de marketing, desde que bem planejado e direcionado, mantendo sempre o foco no cliente, durante todo o processo. No final, a principal questão é identificar os desejos do seu cliente, e os atender com agilidade.
A Loyalty Sci conta com tecnologia e especialistas para ajudá-lo a identificar qual o melhor programa de lealdade para o seu negócio, analisando o perfil dos seus clientes e incentivando a construção de relacionamentos mais rentáveis e leais, desde a aquisição do cliente, passando por sua fidelização, até a transação e a premiação dos consumidores.