Como a gamificação gera engajamento no esporte
Torcedor que é torcedor de verdade não fica sentado na cadeira, e muito menos quieto. Ok, nas partidas de tênis os torcedores são todos muito educados e quietos. Mas, no geral, a bagunça nas arquibancadas é grande. E Com tecnologia e técnicas de gamificação é possível levar esse engajamento no esporte que acontece durante as partidas para fora dos estádios.
A relação dos fãs com os seus times de futebol, de vôlei e outras modalidades esportivas está cada vez mais interativa, por conta de inovadoras tecnologias. Não existe mais uma via de mão única, quando o torcedor ficava ouvindo o jogo de futebol no radinho de pilha. Agora, eles interagem com os times, com outros fãs, compartilham comentários nas redes sociais e conferem os principais lances no smartphone. O engajamento no esporte e a experiência de entretenimento agora é rica, envolvente e imersiva.
Os games foram a primeira experiência de gamificação no esporte, com jogos de futebol, corrida de carros e muitos outros sucessos. Logo depois vieram os Fantasy Games, uma maneira dos fãs de esporte competirem entre si para ver quem tem a melhor capacidade de gerenciar um time. O Fantasy Football é o jogo mais popular entre todos os esportes. Cada participante cria um elenco de jogadores. Depois do elenco formado, é hora de competir contra os outros participantes, geralmente um jogo por semana. O resultado é baseado em estatísticas, geradas e coletadas através do desempenho dos jogadores em uma partida real. Então, se o time que o participante escalou reunir os melhores jogadores reais, o seu time fantasia terá uma alta pontuação.
Mas, para o verdadeiro engajamento no esporte, não bastava somente o virtual. Os fãs, na verdade, queriam compartilhar suas experiências no mundo virtual e no real, interagindo com os seus times. O virtual não é suficiente para o verdadeiro engajamento no esporte.
Agora eles participam de chats ao vivo, interagem nas páginas oficiais de seus clubes nas redes sociais. E como participam. O Corinthians, clube de futebol paulista, só no Facebook tem mais de 11 milhões de seguidores, segundo levantamento realizado pelo software de monitoramento digital Torabit em fevereiro de 2017. Mas quando se fala em engajamento no esporte, o Botafogo, time carioca, é o clube que mais consegue engajar seus torcedores através do conteúdo publicado em suas redes sociais, mesmo tendo “apenas” um pouco mais de 1 milhão de seguidores no Facebook.
E o que esses fãs fazem nas redes sociais? Curtem, comentam e compartilham o conteúdo publicado por cada clube.
Redes sociais para atletas
E não é só nos estádios que a gamificação está presente. Aplicativos móveis conectam esportistas do mundo inteiro. Financiados por fabricantes de material esportivo, como o Nike+ Training Club e o Nike + Run Club, ou criados por empresas desenvolvedoras de software, como o Strava, aplicativo voltado para corredores e ciclistas, esses apps reúnem milhares de atletas, que comparam suas performances e trocam experiências. O Nike+ vai além na estratégia de engajamento no esporte e promove eventos presenciais, reunindo atletas e treinadores.
Esses aplicativos usam ao máximo as técnicas de gamificação para gerar mais engajamento no esporte. Confira como é o posicionamento de marketing de cada um deles e como cada um deles buscar atrair mais atletas:
Strava – “Conectando os atletas do mundo. Nosso app e website potencializa a experiência do esporte e conecta milhões de atletas de todo o mundo. Nós somos a rede social para aqueles que se esforçam. Comece a suar. Treine com amigos, mantenha-se motivado, inspire-se – nossa comunidade é o que diferencia o Strava dos demais”.
Nike+ Training Club – “Venha treinar com a gente. Ficou mais fácil de compartilhar seus treinos com seus amigos. Poste o seu último recorde, customize suas fotos e se inspire com os posts dos outros usuários”.
Nike+ Run Club – “O seu melhor parceiro de corrida. Com acompanhamento personalizado e adaptável para te ajudar a correr melhor, playlists desenvolvidas para te manter no ritmo certo e várias de maneiras de compartilhar, comparar e competir com seus amigos e corredores do mundo todo. Tudo que você precisa fazer é colocar as hashtags específicas ao compartilhar suas corridas nas redes sociais”.
O que todos esses aplicativos têm em comum? Comunidades reunidas em torno de motivação, habilidades, conhecimento e, principalmente, competição. Essa é a “graça” da gamificação, que amplia o engajamento no esporte.