Siga-nos

Entre em contato +55 11 97534-1961

 

Como a lealdade no setor esportivo pode gerar negócios

LoySci > Estratégia  > Como a lealdade no setor esportivo pode gerar negócios

Como a lealdade no setor esportivo pode gerar negócios

Futebol é uma paixão nacional. Aliás, mundial, envolvendo bilhões de pessoas e muitos, muitos negócios. O futebol é uma indústria e, como tal, requer um gerenciamento tão sofisticado e eficiente quanto o das maiores organizações globais. Mas como monetizar a lealdade no setor esportivo? Como transformar essa paixão do torcedor em renda para o clube, além de arquibancadas lotadas e torcidas animadas?

Especialistas em relacionamento com o cliente – sim, um torcedor pode e deve ser visto como um cliente – são unânimes em afirmar que o futebol ultrapassa os gramados e tem muito a ver com o sentimento de pertencer a um grupo, a uma comunidade. E um programa de lealdade, entre eles os programas de sócio torcedor, certamente é uma ótima estratégia para engajar e reunir essa comunidade, gerando mais lealdade no setor esportivo.

No Brasil, quatro grandes clubes já contabilizam, cada um, mais de 100 mil associados nos seus programas de sócio torcedor, sendo que um deles fatura mais com o programa do que com a transmissão dos jogos pela TV e patrocínios, e em outro clube a folha salarial é toda paga apenas com a renda obtida com o programa.

Já o Real Madrid tem mais de 200 mil associados e aceita torcedores de qualquer país, enquanto o Barcelona permite a adesão até de bebês ao seu programa de lealdade.

Atualmente, o líder em sócios-torcedores no mundo é o time português Benfica, com cerca de 270 mil associados, que garantem uma renda de mais de R$ 174 milhões por ano. O pagamento de 12 euros mensais dá ao sócio torcedor descontos em lojas, produtos e ingressos para o Estádio da Luz, e oferece planos especiais para crianças, adolescentes e pessoas que moram nos arredores de Lisboa.

Estratégias para criar uma comunidade de fãs

Tendo em vista os exemplos acima, não há dúvidas de que a implantação e o bom gerenciamento de um programa de sócio torcedor, além de gerar uma enorme lealdade no setor esportivo, gera muito lucro para o clube de futebol. Então, qual as estratégias que podem ser usadas para “agradecer” a lealdade dos fãs e aumentar o engajamento?

Em primeiro lugar, ofereça experiências, indo além de vantagens na compra dos ingressos, como a chance de atuar como gandula durante um jogo, fazer tours guiadas pelos estádios, entrar em campo com os jogadores e até pegar carona com a delegação, além de oferecer descontos e parcerias com agências de viagens, lojas, academias…

Mas nem todos os fãs podem ir aos jogos, certo? Milhares de fãs não frequentam arenas e estádios porque moram em outro estado, têm filhos pequenos e diversos outros motivos, mas nem por isso são menos importantes.

Atualmente é possível interagir com esses fãs, inclusive muitas crianças, através das redes sociais e também incentivar que eles interajam entre si, marquem encontros próximos de suas casas para assistirem aos jogos em restaurantes ou bares parceiros e compartilhem suas experiências com o time. O programa de lealdade pode, inclusive, incentivar que os associados criem fanpages ou sites e os compartilhem com outros fãs, e premiar, por exemplo, os que forem mais visitados.

Além disso, o programa de sócio torcedor deve interagir com os fãs em tempo real, pelos seus canais oficiais nas redes sociais, publicando novidades e, claro, respondendo a dúvidas e questionamentos. Pelos canais sociais também é possível organizar excursões oficiais para jogos fora da cidade sede do time de futebol, segmentando os torcedores como, por exemplo, grupos que viajam com a família, os que moram perto um do outro, criando novas comunidades em torno da paixão pelo esporte.

Conheça o seu cliente/fã

Imagine a satisfação de um fã ao receber um e-mail avisando que já está disponível na loja de produtos oficiais a nova camisa no tamanho exato para os seus filhos de 2 e 5 anos de idade, e que podem ser compradas on-line? Por causa das crianças, o torcedor não tem ido aos jogos, mas ficará muito feliz em compartilhar uma foto da família uniformizada assistindo à partida na TV, em casa.

Mas, para oferecer essa experiência personalizada, além da segmentação da sua torcida, o programa de sócio torcedor precisa contar com ferramentas de Analytics capazes de coletar e analisar os dados de seus participantes, identificando qual a recompensa que irá gerar mais valor para o torcedor. A Loyalty Sci oferece inovadoras ferramentas de Analytics integradas ao gerenciamento de um programa de lealdade especialmente desenhado para aumentar a lealdade no setor esportivo. Conheça a solução de fãs da Loyalty Sci Consumer Relationship Cloud e ofereça experiências inesquecíveis aos seus torcedores.

WhatsApp chat