Siga-nos

Entre em contato +55 11 97534-1961

 

Conheça 3 estratégias de gamificação que deram certo

LoySci > Gamificação e engajamento  > Conheça 3 estratégias de gamificação que deram certo

Conheça 3 estratégias de gamificação que deram certo

Inovadoras tecnologias, como a mobilidade – já não tão inovadora – e a Internet das Coisas, têm permitido que as empresas inovem nas suas estratégias de gamificação, gerando uma vantagem competitiva que pode ser a “tábua de salvação” em um mercado extremamente competitivo. O consumidor não quer mais apenas um produto ou serviço de qualidade, a sua apresentação e o atendimento também são fundamentais. E é nesse novo cenário que as estratégias de gamificação entram em ação, oferecendo uma nova camada de relacionamento que as empresas não podem deixar de lado.

Vamos conferir algumas experiências em que as estratégias de gamificação são extremamente bem-sucedidas:

Correndo com tecnologia

A Nike, fabricante de artigos esportivos, é uma das empresas que exploram com sucesso as estratégias de gamificação. Desde 2012 a empresa oferece um aplicativo – Nike + Fuelband, disponível para diversos smartphones – em que transforma a atividade física em um grande jogo.

O acessório mais popular que os usuários do app utilizam é a pulseira inteligente – a Fuelband -, baseada na tecnologia de Internet das Coisas, que monitora todas as atividades físicas. Após baixar o app, os participantes podem monitorar seus treinos e receber em tempo real estatísticas como o número de calorias queimadas em determinado período.

Os usuários recebem feedback diário sobre o seu desempenho e, quando alcançam uma meta, são parabenizados por um personagem animado. Além disso, o app está conectado às redes sociais, compartilhando os dados, onde os participantes podem desafiar seus amigos e acompanhar os seus desempenhos.

O charme de um café gourmet

A filosofia da rede de cafeterias Starbuck’s sempre foi manter o foco na personalização do atendimento ao cliente. O seu modelo de negócio é baseado na ambientação e cada loja tem a proposta de ser um ambiente acolhedor, onde os clientes podem degustar o seu café com toda a calma do mundo.

A cafeteria oferece um programa de relacionamento baseado em camadas – o que gera um sentimento de competição – em que o cliente vai galgando posições conforme o número de visitas às lojas. Considerada uma das experiências mais bem-sucedidas no uso de mobilidade, o programa Starbuck´s Reward reúne praticidade, simplicidade, conveniência e diversão, oferecendo a comodidade de comprar antecipadamente o café pelo app móvel e também ganhar bebidas e comidinhas.

Inovando no que é clássico

Já a rede McDonald´s foi buscar no passado a sua estratégia de gamificação, usando o Monopoly, tradicional jogo de tabuleiro que inspirou o nosso Banco Imobiliário. A promoção no Brasil é sazonal, e inclui sorteios de sanduíches e certificados de barras de ouro, entre outros prêmios.

Com a premiação instantânea “Achou, Ganhou”, o consumidor que encontrava um selo premiado ganhava na hora o prêmio correspondente nos próprios restaurantes, que podia ser um sanduíche ou um brinde de parceiro.

Já na promoção “Achou, Juntou, Trocou”, o participante deveria acessar o hotsite promocional, preencher um cadastro, inserir os códigos dos selos e juntar uma combinação premiada para ganhar prêmios como carros e viagens.

Outra possibilidade de competição era o Sorteio, onde com o mesmo registro e respondendo corretamente à pergunta promocional, o participante concorria a prêmios como notebooks, filmadoras, câmeras fotográficas e home theaters, entre outros.

Nos Estados Unidos, a ação funciona totalmente off-line, e os clientes devem completar a cartela do jogo. Pois é, nem tudo é tecnologia no mundo das estratégias de gamificação.

Related Post

WhatsApp chat