Conheça o impacto da gamificação no setor hoteleiro
Oito segundos. Isso mesmo, oito segundos. O que é isso? É o tempo que você tem para prender a atenção do seu cliente. Segundo pesquisa da Microsoft, o tempo médio de atenção humana caiu de 12 para oito segundos nos últimos 15 anos e atualmente é mais fácil prender a atenção de um peixinho dourado – sua média é de 9 segundos. E todos os setores da economia estão brigando pela atenção de seus potenciais clientes e o setor turístico não está fora dessa lista. Por conta disso, cada vez mais a estratégia de gamificação no setor hoteleiro tem merecido a atenção das equipes de marketing.
A gamificação no setor hoteleiro tem se mostrado uma ótima maneira para aumentar a fidelidade e o engajamento do cliente, incorporando o fator social aos seus programas de lealdade. Criar comunidades de hóspedes em torno de competições melhora a presença da marca nas redes sociais e atrai novos clientes.
Recente estudo de uma empresa que incorpora essa nova técnica a sites de grandes empresas aponta que a gamificação aumenta o compartilhamento de comentários em 13% e o engajamento nas redes sociais em 22%. Em um cenário cada vez mais conectado, são muitas as oportunidades para as marcas criarem novas formas de engajamento. E a gamificação no setor hoteleiro ocupa um lugar de destaque.
Experiências bem-sucedidas
Hotéis, companhias aéreas e até aeroportos já embarcaram na onda da gamificação. No Brasil, a Rede Tauá de Hotéis & Resorts vem investindo na gamificação no setor hoteleiro com o lançamento do jogo Fly Firefly, em 2014, que serviu como apoio a um evento – Páscoa Iluminada Araxá. No jogo, na época disponível para smartphones e tablets, o jogador devia impedir que os vaga-lumes escapassem da tela e também evitar estourar as bolhas de sabão que subiam junto com eles. Com mecânica simples, o jogador acumulava pontos quando capturava vaga-lumes e, à medida em que ia evoluindo no jogo, ganhava descontos na hospedagem e diárias.
Até hoje a rede investe na gamificação no setor hoteleiro e durante as últimas férias de julho lançou a promoção #CaçaDiária para comemorar os 30 anos da rede, espalhando vouchers em praças que eram divulgadas pelas redes sociais.
Já a rede Starwood Hotels and Resorts, que reúne bandeiras como Marriot, Ritz-Carlton, Sheraton, Le Meridien, entre outros, fechou uma parceria com a rede social Foursquare para gamificar o seu programa de lealdade – Starwood Preferred Guest (SPG).
Sincronizando o programa de lealdade ao Foursquare, o cliente, quando confirmava uma reserva, também ganhava recompensas quando fazia check-in na rede social e era incentivado a compartilhar a sua experiência com outros hóspedes da rede. Em poucos meses, os membros do programa de lealdade acumularam cerca de 10 milhões de pontos para serem trocados por recompensas.
A rede InterContinental também adotou a gamificação no setor hoteleiro no seu programa de lealdade com a promoção “Win it in a minute”. O jogo lançava uma trivia (modalidade de jogo onde os participantes devem responder ao maior número possível de perguntas sobre assuntos gerais) diferente a cada dia e os usuários competiam entre si para ganharem milhas. Nas duas primeiras semanas, os usuários jogaram 100 mil trivias e acumularam mais de 100 milhões de milhas.
Seleção e treinamento
A gamificação no setor hoteleiro também é uma estratégia em uso para seleção e treinamento de funcionários. Na rede Marriot, por ano, são contratados em todo o mundo cerca de 50 mil funcionários, e encontrar as pessoas certas não é fácil.
Para agilizar esse processo e também a fase de treinamento, a rede desenvolveu um jogo chamado “My Marriot Hotel”, onde os candidatos jogam/executam várias tarefas rotineiras, conhecem mais sobre o dia a dia e se candidatam a um emprego. Por ser muito fácil de jogar, na primeira semana de lançamento mais de 25 mil pessoas já haviam aderido ao jogo.
Aeroporto também adere aos jogos
Aguardar no aeroporto pela hora do voo, principalmente se o horário de partida estiver atrasado e você já visitou todas as lojas, não é muito agradável. Mas os usuários do aeroporto Schinpol, em Amsterdã, Holanda, podem se distrair jogando “Destination Unknown”.
O jogo, disponível para smartphones, usa as fotos publicadas na rede social Instagram e o passageiro precisa adivinhar a cidade que aparece num conjunto de fotos. Elas são selecionadas por um sistema de gerenciamento de conteúdo customizado pelo Schiphol, que filtra as fotos pelas hashtags. Na lista, estão 300 cidades para as quais partem voos de Amsterdã. Os passageiros têm 4 minutos para identificar cada cidade e a pontuação é dada por acertos ou por aproximação geográfica entre a cidade assinalada e a correta. Os 50 maiores pontuadores concorrem a prêmios como diárias e passagens.