Desconto não gera lealdade: Tenha fidelização como diferencial competitivo
Clientes leais não estão em busca somente de descontos. Eles querem se sentir importantes, valorizados e exigem experiências relevantes e consistentes. Embora inicialmente pareça uma estratégia eficiente para aumentar as vendas no curto prazo, os descontos não são eficientes na fidelização de clientes como diferencial competitivo, o que realmente fará com que a sua empresa tenha um crescimento sustentado.
Ainda encontramos programas de fidelidade baseados apenas em pontos ou descontos. E as empresas que adotam somente essas estratégias acreditam que, com isso, vão reduzir a ameaça da concorrência; conquistar novos clientes; incentivar a publicação de avaliações, satisfazer os vendedores, compensar queda nas vendas e, também, aumentar a lealdade do cliente.
Pois essas metas estão longe de serem alcançadas apenas com descontos. Na verdade, em primeiro lugar, a sua empresa passa a impressão de que o preço cobrado anteriormente pelo produto ou serviço não correspondia ao seu real valor, o que faz com que o cliente não confie tanto na sua marca. Em vez disso, aprimore a experiência e o engajamento, investindo na fidelização do cliente como diferencial competitivo.
Além disso, a partir do momento em que você oferece um grande desconto, o cliente não quer mais pagar o preço original ou, pior ainda, ele pode ficar aguardando uma nova promoção para que volte a ter intenção de compra.
Muito além dos descontos
Tenha confiança nos produtos e serviços da sua marca e implante uma estratégia que destaque o valor que eles geram para os clientes, gerando mais vendas e criando lealdade entre a sua base de clientes. Considere mudar da estratégia baseada em preço para um plano que resulte em relacionamentos mais duradouros, que vão além da oferta de descontos, melhoram a experiência do cliente e aumentam a lealdade.
Saiba como implantar uma estratégia de fidelização do cliente como diferencial competitivo:
Em primeiro lugar, você precisa conhecer o seu cliente, entendendo suas metas e desafios, e segmente o seu público, identificando os mais rentáveis com base nas suas interações, jornada de compras e lealdade.
A partir desse conhecimento, é hora de:
- Focar no valor do produto ou serviço
- Identifique quais são os diferenciais percebidos pelo cliente e como o seu produto ou serviço agrega valor e atende as suas necessidades;
- Mantenha a integridade dos preços;
- Capacite seus vendedores para que eles possam destacar todas as vantagens do seu produto ou serviço;
- Demonstre o diferencial do seu produto ou serviço compartilhando avaliações de clientes, estudos de caso e vídeos, oferecendo mais informações e aumentando o engajamento com a marca;
- Facilite a interação dos clientes com a sua marca
- Personalizar a experiência do cliente
- Invista na fidelização de clientes como diferencial competitivo usando dados coletados em toda a sua jornada;
- Crie comunicações exclusivas e relevantes que adicionem valor ao seu produto ou serviço, personalizando o engajamento;
- Ofereça uma experiência do cliente relevante;
- Identifique oportunidades para promover ações de cross-selling e up-selling;
- Ofereça aos clientes mais rentáveis a oportunidade de experimentarem seus produtos e serviços antes que sejam lançados comercialmente, gerando avaliações e curiosidade nos clientes em geral
A melhor estratégia para fidelização do cliente como diferencial competitivo é enfatizar o valor do seu produto ou serviço, criando uma melhor experiência e gerando lealdade à marca. O preço deve estar de acordo com o valor que o produto gera para o cliente, e a lealdade começa quando o cliente reconhece esse valor e não se sente seduzido por ofertas dos seus concorrentes. Um programa de lealdade que ofereça experiências únicas e personalizadas é a melhor forma de sua empresa se manter longe da guerra dos preços.