Dicas de sucesso para um programa de lealdade mobile
A transformação digital está afetando todos os setores, inclusive a forma como consumimos produtos e serviços. Com o smartphone, o cliente “tem o mundo a seus pés” e está cada vez mais motivado a aderir um programa de lealdade mobile, que transforme a sua compra em uma experiência única.
Um programa de lealdade mobile oferece vantagens para todos os envolvidos: para as marcas, a possibilidade de mais adesões e coleta de dados relevantes; para os consumidores, maior disponibilidade, prêmios e personalização. O resultado? Um cenário ganha-ganha, com mais receita para as empresas e mais satisfação para os clientes.
Essa nova estratégia, para ser bem-sucedida, deve privilegiar a interação com os clientes de modo a aumentar a frequência de compras e as novas tecnologias oferecem o canal perfeito para esse tipo de engajamento, reduzindo o custo dos programas baseados no papel.
Aplicativos móveis permitem que a sua marca “saiba” quando o cliente está perto de uma loja física e envie uma oferta personalizada ou mesmo indicar produtos enquanto ele anda pela loja com base nas suas compras anteriores. E também podem ser integrados ao CRM, mantendo a sua base de dados de clientes sempre atualizada.
Mas existem algumas barreiras que podem levar o seu cliente a não aderir ao programa de lealdade móvel. Apesar do crescimento desse modelo de lealdade 3.0, 64% dos gerentes de marketing das marcas apontam a dificuldade de encontrar uma equipe de TI capaz de transformar a sua estratégia em um aplicativo mobile. Do lado do cliente, a necessidade de incluir muita informação, alertas inconvenientes, ofertas irrelevantes e o envio frequente de mensagens. É preciso contar com uma equipe capacitada a desenvolver tanto o aplicativo quanto uma estratégia que atenda de forma quase que individual às demandas dos clientes, motivando, premiando e, também, com que seja divertido participar do seu programa.