Siga-nos

Entre em contato +55 11 97534-1961

 

Engajamento de funcionários: use a gamificação a seu favor

LoySci > Loyalty 3.0  > programa de lealdade  > Engajamento de funcionários: use a gamificação a seu favor
Engajamento de funcionários: use a gamificação a seu favor

Engajamento de funcionários: use a gamificação a seu favor

A crise dos sete anos não acontece apenas no casamento, acontece também no relacionamento entre funcionários e empresas, e em geral muito mais rápido. Quando passa o período inicial do desafio, em geral de um ano, muitos se sentem desmotivados. E os líderes de negócios têm consciência de que colaboradores motivados são mais produtivos, mas nem sempre é fácil identificar qual seria a melhor estratégia para promover o engajamento de funcionários.

A gamificação é uma tendência que vem ganhando espaço tanto na vida pessoal, com os dispositivos vestíveis e seus programas de treinamento físico, por exemplo, assim como nas empresas. O conceito da gamificação é o mesmo dos videogames: desenhados para ativar o nosso lado competitivo. Estudos sugerem, inclusive, que os videogames levam a uma melhoria no desempenho cognitivo.

Por isso, os desenvolvedores de aplicativos gamificados voltados para o segmento corporativo estão usando esse mesmo conceito para ajudar as pessoas a realizar as tarefas que, inicialmente, elas não estariam tão ansiosas para executar e também para programas de treinamento. A verdade é que as pessoas adoram jogos no smartphone e estão sempre verificando a chegada de novas mensagens, e-mails etc. Então, se quando o funcionário abrir a tela inicial o aplicativo de treinamento estiver emitindo alertas, e ele verificar que outra pessoa já terminou uma tarefa e ganhou um prêmio, o seu lado competitivo o fará também completar a tarefa para aumentar a sua pontuação.

Além disso, o uso da aplicativos gamificados desenvolvidos para treinamento são uma ótima opção para o engajamento de funcionários que habitualmente não estão alocados no escritório, como equipes de vendas ou de suporte ao cliente. E essa estratégia tem dado bons resultados. Estudo realizado na Alemanha mostra que a gamificação aumentou a motivação dos funcionários, o que fez com que o aprendizado e a retenção do conhecimento fossem mais fáceis.

O que mais motiva os funcionários

Pesquisas mostram que algumas pessoas são motivadas pelo sentimento de poder, outras pelo sentimento de pertencimento e outras ainda por poderem mostrar a sua competência. A essas motivações podem ser somadas muitas outras, e o principal é ter em mente que qualquer aplicativo de produtividade ou treinamento gamificado precisa ter recursos que sejam atrativos para diversos tipos de personalidade.

Tabelas de classificação podem inspirar os funcionários competitivos, ao mesmo tempo que promovem um maior relacionamento entre os membros das equipes, com desafios semanais ou diários que envolvam competições saudáveis com metas e recompensas. Essa “competição” incentiva a colaboração, com o compartilhamento de dicas, perguntas e respostas, aumentando o engajamento entre os funcionários e também com a organização.

Mas é importante que essas competições estejam muito bem relacionadas ao ambiente de trabalho, criando “histórias significativas” que ajudem no engajamento do funcionário e oferecendo mais contexto sobre o que ele está aprendendo.

Equipes de vendas, por exemplo, podem fazer “apostas” baseadas nas metas que esperam cumprir, seja em vendas ou novos clientes que devem ser conquistados. Para outras áreas, o aplicativo pode incluir métricas para medir o desenvolvimento de projetos, ou quantas tarefas serão resolvidas durante o dia.

Acompanhamento em tempo real

Os aplicativos gamificados devem medir em tempo real o desempenho e o engajamento dos funcionários, oferecendo aos “jogadores” a oportunidade de comparar sua performance com a de outros colegas. O funcionário não deve esperar pela revisão de desempenho para descobrir como está a sua pontuação em relação aos outros colegas. Caso o seu desempenho não tenha sido tão bom quanto o dos outros, o funcionário pode buscar resolver esse problema conversando com seus colegas ou mesmo gerentes, em um ambiente que valorize a comunicação.

E os insights sobre a produtividade gerados pela análise dos dados revelados pelo aplicativo gamificado são úteis tanto para o funcionário quanto para os líderes de negócio, ajudando a identificar pontos fracos no departamento, entregar avaliações de desempenho imparciais e até mesmo identificar os funcionários menos engajados.

Conheça mais as técnicas e vantagens da gamificação e aumente o engajamento de funcionários relacionando aspectos emocionais e cognitivos dos jogos a “missões” que alavanquem o seu negócio.

Related Post

WhatsApp chat