Siga-nos

Entre em contato +55 11 97534-1961

 

Gamificação e big data fazem a diferença no engajamento do funcionário

LoySci > Loyalty 3.0  > programa de lealdade  > Gamificação e big data fazem a diferença no engajamento do funcionário
Gamificação e big data fazem a diferença no engajamento do funcionário

Gamificação e big data fazem a diferença no engajamento do funcionário

Funcionários desmotivados são fatais para o bom desempenho de um programa de lealdade, reduzindo a satisfação do cliente, que pode até abandonar o seu negócio. Como resolver esse problema? A gamificação é considerada hoje uma das estratégias mais eficientes para estimular e inspirar agentes a mudar comportamentos. O uso de mecanismos de jogos aplicados a contextos do cotidiano faz com que o engajamento das pessoas no cumprimento de tarefas e na resolução de problemas seja mais efetivo e, por que não dizer, divertido.

 

Segundo o Gartner, a gamificação inspira relacionamentos mais profundos e novos comportamentos, e tem o poder de fazer com que o trabalho seja uma atividade divertida, examinando os desafios do negócio e melhorando a colaboração. Mas para que esses jogos sejam bem elaborados e com metas definidas, é preciso ter informações corretas sobre quais os problemas devem ser solucionados.

 

É nesse ponto que entra o uso de big data e ferramentas de Analytics, que permitem monitorar todas as interações entre seus agentes e clientes, identificando pontos fortes e fracos em todos os processos. Combinar big data e gamificação faz com que as dinâmicas sejam mais produtivas e engajadoras, e gerem vantagens competitivas que possam ser mensuradas.

 

Fatores que devem ser levados em consideração

 

Para que os aplicativos que utilizam a gamificação realmente engajem seus funcionários, três fatores devem estar bem definidos e posicionados: motivação, momentum (força que mantém um objeto em movimento ou mantém um evento em andamento após o seu início) e significado. Saiba mais sobre cada um deles:

 

Motivação – implanta um senso genuíno de competição, gerando um engajamento maior entre os funcionários, com premiações, direcionando mudanças de comportamento;

 

Momentum – na gamificação, o momentum é obtido pelo equilíbrio entre a dificuldade dos desafios em relação ao nível de habilidade dos participantes;

 

Significado – tem a ver com um propósito maior. Para serem bem-sucedidas, as aplicações gamificadas devem fornecer recompensas para os participantes que sejam significativas, incentivando uma competitividade saudável.

 

Um dos principais benefícios da gamificação é a possibilidade de criar uma nova abordagem para motivar e recompensar funcionários que, sentindo-se mais satisfeitos e engajados à sua marca, proporcionam melhores experiências para seus clientes. Lembre-se de que você precisa de clientes e de funcionários leais para o sucesso do seu negócio.

 

Related Post

WhatsApp chat