Lealdade traz automação de marketing no B2C
Lealdade traz automação de marketing para o B2C
O conceito de automação de marketing tem sido bastante explorado no B2B – mas e no B2C? Como incorporar toda essa estratégia para impactar o consumidor, cuja tomada de decisão para a compra de um produto, um sapato, por exemplo, é bem menos complexa do que a aquisição de um serviço ou produto na casa dos milhares de reais?
Certamente não será fazendo textos, infográficos e whitepapers para demonstrar como esse sapato terá uma ótima durabilidade ao longo do tempo. Qual é a solução, então?
Primeiro: mobile é uma palavra que deve nortear todas as suas decisões daqui pra frente. Isso porque a maior parte da navegação do usuário já é feita a partir do celular. Para se ter uma ideia da relevância disso, o Google ano passado derrubou da indexação orgânica todos os sites que não eram adaptados ao mobile.
Pensar a partir do mobile é um bom ponto inicial: como o seu cliente se comunica com você? Ele consegue ter acesso às suas informações via mobile de maneira rápida? Ele consegue fazer uma reclamação? Checar seus lançamentos e novidades? E é aqui que precisamos começar a pensar em um outro conceito: omnichannel – a omnicanalidade – que nada mais é tratar toda a jornada do seu cliente como uma jornada a única, começa a fazer muito mais sentido.
Isso significa que, não importa em qual canal o seu cliente esteja acessando o seu negócio, ele terá as mesmas informações, e será tradado da mesma forma – seja no chat online ou no call center. Mais do que isso, ele verá ofertas personalizadas independente do canal, e receberá conteúdo relevante, que faça sentido. Mas hoje é possível integrar tudo isso no marketing?
O B2C ainda não integrou seus canais. Dentro desta enorme estrutura, há vários times e subgrupos, além de fornecedores subgrupos e fornecedores: email marketing, campanhas online, mídia online e offline, administração da base de clientes, e por aí vai. Mas já é possível admnistrar tudo isso a partir de uma plataforma única.
Automação no Marketing: Mais Engajamento e Lealdade
Falar de automação no marketing significa falar de engajamento e lealdade. Uma ferramenta de automação de marketing B2C é uma plataforma de lealdade. E isso porque a tecnologia ligada ao conceito de lealdade vai ajudar o gestor a resolver um dos maiores problemas do varejo: identificar o consumidor.
De acordo com a Forbes, ao menos 70% dos varejistas sofre para identificar seu consumidor –pior, o varejista não tem outra saída a não ser confiar nas informações que o cliente fornece no caixa. No caso brasileiro, quantas vezes essas informações são atualizadas, ou vão além dos dados básicos de cadastro?
Ferramentas de lealdade podem proporcionar uma plataforma completa de gestão do consumidor –trabalhando e refinando o banco de dados a fim de encontrar padrões de comportamento, preferências e consumo. E a criação de um programa de lealdade possibilita às marcas coletar dados mais específicos dos seus consumidores –e que poderão ser usados, no futuro, para aprofundar o relacionamento com esses clientes, aumentando a frequencia de compra e criando os brand advocates –clientes que vão indicar, defender e se transformar em porta-vozes da marca.
Uma plataforma completa de lealdade permite estabelecer um banco de dados dos clientes, realizar uma segmentação por grupos, e criar campanhas de marketing e vendas com base nas preferências do consumidor.
Um programa de lealdade também contempla a integração do mobile, do email marketing e das mídias sociais para completar o ciclo de comunicação com o consumidor. Isso significa obter poder real sobre os dados disponíveis.
Entenda como transformar o seu negócio integrando uma plataforma completa de lealdade aos seus processos de vendas e comunicação. Fale conosco e agende uma reunião para estruturar o seu programa de lealdade.