Melhore o marketing boca a boca com gamificação
Em primeiro lugar, o que vem a ser exatamente o marketing boca a boca? Segundo Philip Kotler, considerado o “mestre dos mestres” do marketing, “é a comunicação verbal, escrita ou eletrônica, de uma pessoa para outra, sobre os méritos ou experiências com a aquisição e uso de um produto/serviço”. Se antes era razoavelmente fácil controlar o que as pessoas falavam sobre a sua marca, hoje, com a velocidade das redes sociais, uma opinião se torna viral em um piscar de olhos. Então, como fazer com que esse boca a boca esteja sempre a seu favor, já que a recomendação de um amigo muitas vezes é mais eficiente do que sofisticados anúncios? Com estratégias de gamificação no marketing.
Especialistas indicam que a gamificação no marketing é uma das estratégias mais eficazes para incentivar o boca a boca, ampliando a presença da marca nas redes sociais e o engajamento dos clientes. Em resumo, clientes mais leais, que apreciam e interagem com seus produtos ou serviços e compartilham suas experiências.
Para se ter uma ideia do poder do marketing boca a boca, pesquisa da consultoria Nielsen indica que 92% dos consumidores confiam mais nas recomendações de amigos e parentes do que nos anúncios pagos. Além disso, 68% dos entrevistados disseram acreditar nas recomendações publicadas por outros consumidores nas redes sociais.
Com desafios e recompensas, a experiência de compra será mais divertida, social e competitiva, gerando mais lealdade. Uma ótima maneira de aproveitar o poder da gamificação no marketing para ampliar o boca a boca é oferecendo recompensas, como a oportunidade de ganhar produtos grátis ou grandes descontos, para que os fãs da sua marca publiquem comentários e compartilhem fotos usando a sua hastag.
Táticas para uma gamificação no marketing mais eficiente
Para implantar uma estratégia de gamificação no marketing realmente capaz de gerar o boca a boca que vai tornar a sua marca viral, esteja atento a alguns pontos:
Crie jogos atrativos – identifique quais os elementos de jogos que devem ser incorporados à sua campanha com base nos interesses e motivações do seu público alvo.
Faça com que seus clientes se sintam “únicos” – crie áreas exclusivas, onde apenas clientes VIP ou convidados tenham acesso. Esse mistério fará com que o boca a boca seja ainda mais forte.
Incentive o engajamento – O Modelo de Comportamento de Fogg afirma que as pessoas se engajam em tarefas a partir de três fatores:
- Motivação: a pessoa quer desesperadamente executar o comportamento (ou seja, está muito motivada)
- Habilidade: a pessoa pode facilmente realizar a tarefa (ou seja, considera a tarefa muito simples)
- Gatilho: a pessoa é acionada para realizar a tarefa (ou seja, ela é chamada à ação)
E esses fatores, na verdade, são a mola mestra da gamificação no marketing, gerando mais engajamento e lealdade. Mesmo sem se dar conta, BJ Fogg, cientista do comportamento e fundador do Persuasive Tech Lab na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou como funciona a gamificação.
Incentive o compartilhamento – tudo agora gira em torno das redes sociais e quando as pessoas querem compartilhar suas experiências, o primeiro canal é o on-line. As marcas podem monitorar o “buzz” que vem gerando a partir das menções nas redes sociais e, por isso, é muito importante que a gamificação no marketing inclua uma etapa que incentive esse compartilhamento, oferecendo recompensas especiais.
Ofereça uma experiência transparente em todos os canais – integre todos os canais – loja física, e-commerce, aplicativo, site – de modo a que o cliente possa navegar e jogar onde quiser, na hora que quiser, e compartilhar com facilidade tanto a sua experiência no jogo quanto na hora de comprar.
Crie uma comunidade – a partir do momento em que a marca já dispõe dos dados de seus clientes e o marketing boca a boca está a pleno vapor, é hora de criar um fórum ou evento que reúna os participantes, gerando uma sensação de comunidade. A rede de cafeterias Starbuck`s lançou um concurso onde os clientes coloriam os copos da marca e compartilhavam sua criatividade postando fotos nas redes com a hastag do concurso. O vencedor veria a sua “arte” se transformar em um copo de verdade, em edição limitada. Durante 3 semanas, cerca de 4 mil pessoas, de todo o mundo, postaram fotos e compartilharam a sua experiência nas redes sociais.
Você já está convencido de que vale a pena investir na gamificação no marketing? Para você não ter mais dúvidas, lembre-se de que as pessoas que gostam da sua marca compram o seu produto ou serviço somente quando precisam. Mas fãs da sua marca espalham para todos a sua experiência e influenciam amigos para que também se tornem clientes. Esse é o marketing boca a boca.