Quatro modelos de programas de lealdade de sucesso
Existem diversos modelos de programas de lealdade, com pontos fortes para cada tipo de negócio – varejo, hospitalidade, esportes, entretenimento, energia, entre outros. Cabe a você, junto com um parceiro especialista em inteligência de fidelização, escolher qual o mais adequado, capaz de gerar valor e experiências únicas para o seu cliente. Veja abaixo alguns modelos, fáceis de implantar, e comece a sua jornada rumo à lealdade.
Implante um programa de adesão
Um dos melhores modelos para incentivar o retorno dos clientes é o programa de adesão, onde eles se tornam “sócios” da loja, como se fosse um clube de compras, e passam a contar com produtos diferentes do que os ofertados pelo mercado em geral e também preços mais atrativos.
Premie seus melhores funcionários
Programas de premiação oferecem presentes e recompensas de acordo com o desempenho dos funcionários na empresa. Muitas organizações promovem encontros em resorts para os que batem as suas metas, com atividades corporativas e, claro, muitas opções de lazer para o empregado e sua família. Empresas de pequeno porte podem premiar seus funcionários com um jantar ou ingressos para um parque.
Crie uma comunidade
Todo ser humano tem necessidade de fazer parte de comunidade. Esse sentimento de “pertencer” proporciona segurança e nos ajuda a entender nosso papel na sociedade. Mas como criar uma comunidade? Marcas esportivas, por exemplo, patrocinam eventos e oferecem programas de treinamento para os clientes que querem participar de corridas ou maratonas.
Faça parte dos processos de negócios do seu cliente
Esse não é um modelo tradicional de programa de lealdade, mas é a melhor forma de garantir que seus clientes estarão sempre consumindo o seu produto ou serviço. Basicamente, esse método consiste em fazer com que os seus processos de negócio sejam essenciais para os processos de negócios do seu cliente, de modo que caso ele queira mudar de fornecedor, as consequências financeiras sejam desastrosas. Na área digital, essa “dependência” é muito comum. Felizmente a maior parte dos fornecedores oferece bons serviços e soluções.