Saiba como a gamificação pode dar suporte ao marketing
Cenários disruptivos, como os que vivemos agora com a Revolução Digital, exigem estratégias de marketing inovadoras, capazes de acompanhar as mudanças no ambiente empresarial e nas demandas dos clientes. Equipes precisam justificar todos os gastos e apresentar o ROI (Return on Investment) mas, como em muitas organizações diversas campanhas de marketing acontecem ao mesmo tempo, nem sempre é fácil reunir os dados e identificar o ROI de cada uma delas. A resposta para esse problema pode estar no uso da gamificação no marketing.
Essa inovadora forma de engajar clientes e público interno funciona com ações baseadas nos elementos dos jogos, como pontos, regras, ranking e recompensas, com o objetivo de alcançar determinada meta, criando uma forma de comunicação mais dinâmica e interativa. Estudos mostram que os jogos ativam partes do nosso cérebro que são responsáveis pela sensação de prazer, o que explica por que as pessoas gostam tanto de participar de desafios e de competições. Essa estratégia gera maior engajamento criando um novo ponto de contato – divertido – entre a marca e seus clientes, oferecendo uma melhor experiência.
O poder dos dados
Se por um lado é difícil reunir os dados necessários para a tomada de decisão de marketing, já que eles podem estar distribuídos por toda a empresa e em silos, por outro já está comprovado que o profissional que baseia suas decisões usando a estratégia de data-driven marketing obtém melhores resultados. Um estudo do Aberdeen Group apontou que organizações que contam com uma análise de marketing eficiente têm cerca de 22% do seu lucro relacionado a decisões baseadas nesses dados. Essas mesmas empresas registraram um crescimento de 13% em relação ao período anterior, um resultado 44% superior do que o auferido por organizações que ainda não são data-driven.
Esse novo marketing, orientado por dados, pode aproveitar a estratégia de gamificação para demonstrar o ROI de suas campanhas. A gamificação no marketing permite agregar e apresentar dados relevantes de uma campanha de forma mais visual e engajadora, demonstrando com mais clareza o ROI.
Exemplos bem-sucedidos da gamificação no marketing
Lições bem-sucedidas de gamificação no marketing podem ser encontradas em diversos setores. A Siemens, conglomerado industrial alemão, com presença global, adaptou o famoso jogo FarmVille, desenvolvido pela Zynga, levando os jogadores do campo para a chão de fábrica. No PlantVille, os jogadores devem operar as máquinas no chão de fábrica, assumir diversas responsabilidades e tomar decisões que vão afetar toda a produção. Os pontos são somados levando em consideração fatores como qualidade, satisfação dos funcionários, segurança e pontualidade.
Já a montadora Ford inseriu a gamificação nos seus programas de treinamento para levar às equipes de vendas e de serviços informações sobre os novos modelos, tecnologia embutida nos carros e planos de financiamento, aumentando a participação dos funcionários em 417%. A estratégia de gamificação no marketing aliada à educação foi muito bem recebida principalmente pelos funcionários mais novos, atendendo ao grande objetivo da montadora: reduzir a curva de aprendizado dos novos funcionários que iriam substituir colegas prestes a se aposentarem e que também iriam cobrir férias dos mais experientes.
Bandas de rock também aproveitam as estratégias de gamificação no marketing para divulgarem seus novos álbuns, como o grupo de heavy metal Iron Maiden. Desde 1999 o grupo investe nessa estratégia, com o lançamento do “Iron Maiden: Ed Hunter”, jogo para PC quando a Internet ainda era uma grande novidade. Nesse jogo, os fãs deveriam votar nas 20 melhores músicas da banda. Até hoje a banda usa essa estratégia, lançando games periodicamente. Em 2016, foi lançado o jogo “Iron Maiden: The Legacy of the Beast”, cuja história remete a elementos da banda, como personagens, músicas etc.
Dados entregues de forma visual
O uso de dashboards para a apresentação de dados, reunindo em uma só tela diversas informações de forma visual, também pode se aproveitar e muito da estratégia de gamificação no marketing, permitindo uma visão completa de cada uma das campanhas. E, ao ver como está o andamento de cada uma delas, é possível medir a sua eficiência e traçar novas estratégias, caso necessário.
O desempenho das campanhas pode ser apresentado como cavalos em uma pista de corrida que saltam um obstáculo a cada conversão de lead. Cada cavalo pode representar uma marca da empresa, demonstrando quais delas necessitam de mais investimentos.
Essa visualização proporcionada pela estratégia de gamificação no marketing permite aos CMOs (Chief Marketing Officer) identificarem e reagirem a tendências que afetem o ciclo de vendas do produto ou serviço. Informações detalhadas, apresentadas de forma visual em dashboards, podem mostrar exatamente quais são as áreas problemáticas e como solucionar o problema.
Quando aplicada de forma correta, a gamificação no marketing certamente contribui para demonstrar o ROI diretamente relacionado à atividade de marketing, assim como ser usada para incentivar equipes internas e permitir previsões mais acertadas.